O Brasil perdeu 18,3 mil leitos pediátricos nos últimos 17 anos – redução de 25,6% nas vagas hospitalares para crianças. Somando leitos comuns e de UTI das redes pública e privada, o total passou de 71.429 para 53.105 entre 2005 e 2022.
Os dados são do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), sistema do Ministério da Saúde, compilados pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde) a pedido do Estadão.
Questionado sobre a redução, o Ministério da Saúde apresentou números divergentes dos que constam no seu próprio site – o portal Datasus, de onde foram tirados os dados para o levantamento da reportagem. Pelas informações apresentadas pela pasta, houve aumento de leitos infantis no período (mais informações nesta página).
Segundo os dados do CNES/Datasus, a maioria dos leitos fechados estava no sistema público de saúde, que teve queda de 35,8% no número de leitos comuns de internação (sem contar UTIs). A rede infantil privada também encolheu, com redução de 10% no total de camas hospitalares comuns.
Fonte: R7