A Prefeitura de Belo Horizonte espera por 720 mil doses para conseguir ampliar a vacinação da Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, durante coletiva na manhã dessa quinta-feira (12). “Nós já conversamos com o Ministério da Saúde do novo governo e esperamos essas novas doses. Assim que elas chegarem, os novos grupos devem ser convocados”, afirmou.Belo Horizonte é a única capital do Sudeste que não iniciou a aplicação da quarta dose da vacina para a população com idade entre 18 e 40 anos, sem comorbidades. “Não é que os outros estados receberam mais doses que a gente. Nós tivemos uma maior porcentagem de vacinação e, por isso, sobraram menos doses”, justifica a secretária.
Navarro também revelou que a última vez que a capital recebeu imunizantes foi no dia 21 de novembro. “Essas doses são repassadas para a Secretaria Estadual de Saúde e depois para os municípios. No momento estamos sem doses de Coronavac e também sem Pfizer para adultos”, aponta.
Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado nessa quarta-feira (11), foram 2.583 casos notificados e 105 confirmados somente neste ano. “O que temos acompanhado é uma queda no número de testes positivos. Também observamos que menos pessoas estão procurando os centros de saúde com sintomas gripais”, indica Navarro. A secretária revela ainda que a prefeitura não estuda novas medidas quanto a obrigatoriedade do uso de máscaras. “O uso de máscaras também é uma escolha de cada pessoa. Então a recomendação é de que se ela tem algum sintoma gripal, ela possa fazer o uso”, completa.
Fonte: O tempo