Professores têm poucos dias para pré-inscrição ao curso de educação no campo ofertado pelo IFPA

Brasil Destaque Educação

Professores da educação básica que atuam em Santarém e demais municípios do oeste do Pará, têm até o próximo dia 7 de fevereiro, para fazer a pré-inscrição ao curso de Educação do Campo – habilitação Português/Inglês no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor), que será ofertado pelo campus local do Instituto Federal do Pará (IFPA).

As validações das inscrições serão realizadas pela Secretaria Municipal de Educação para a turma pré-aprovada para 2023. Os professores podem efetuar a pré-inscrição AQUI.

Para participar do Parfor, os professores da rede pública de educação básica devem estar com o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica. Para o curso de educação no campo estão sendo ofertadas 40 vagas.

Etapas e prazos

Os cursos pré-aprovados pelo IFPA nesta edição do Parfor foram definidos com base no perfil da educação básica e na demanda de formação de professores no Estado do Pará.

O resultado preliminar das turmas de 2023 está previsto para dia 10 de março de 2023, com resultado final dos cursos aprovados em até 27 de março. A seleção e a matrícula dos professores devem ocorrer no período de 03 de abril a 26 de maio de 2023 pelo IFPA. As aulas presenciais e orientações acadêmicas deverão iniciar em Agosto de 2023. A previsão de conclusão dos cursos é 2027. Os cursos do Parfor ocorrem nos períodos de recesso e de férias dos professores selecionados.

A confirmação da quantidade de vagas a serem financiadas pela Capes no IFPA e nas demais instituições de ensino superior somente ocorrerá após as etapas de pré-inscrição dos professores e de validação pelas respectivas secretarias municipais de educação, e a classificação dos cursos com base no quantitativo de inscritos e a quantidade de vagas disponíveis.

Todos os professores do ensino infantil e fundamental I (pedagogia) e fundamental II e ensino médio (demais licenciaturas) que possuam ou não formação em pedagogia poderão concorrer às vagas para a Licenciatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *