Professores da rede municipal da cidade de Guarulhos entraram em greve nesta segunda-feira (24). No último dia 12, o sindicato dos professores já tinha feito uma paralisação de um dia, pedindo o cumprimento da lei do piso nacional da educação básica, com reajustes proporcionais para os profissionais com mais tempo de carreira.
Por conta da paralisação, algumas escolas de educação infantil e ensino fundamental ficaram sem os professores titulares no período da manhã. A Prefeitura disse que dos 6 mil professores municipais, 172 faltaram.
Pais que chegaram com os filhos nas portas das escolas nesta manhã foram surpreendidos com a greve e precisaram voltar para a casa com as crianças. Alguns disseram que foram informados de que não haveria aula em razão da paralisação.
Em nota, a Secretaria da Educação de Guarulhos diz que todos os professores da rede municipal recebem salários dentro do piso nacional da educação e que uma liminar da justiça, concedida na manhã desta segunda-feira, determina que os professores permaneçam em atividade. Caso eles não cumpram essa decisão, os docentes podem receber multa de dez mil reais por dia.Ainda segundo a Secretaria, o juiz considerou já ter uma audiência de conciliação marcada pra quinta-feira entre os professores e a Prefeitura.
Fonte: G1