Os advogados que abaixo assinam, considerando propostas aviltantes apresentadas pela companhia aérea Azul, de até 1 centavo em ações propostas por consumidores, somadas às manifestações injuriosas recentes, ofensivas à sociedade rondoniense, à toda Advocacia e às Instituições republicanas manifestam seu REPÚDIO, ao tempo em que também esclarecem a verdade dos fatos e registram que continuarão a estimular e a buscar a adoção de providências.
Repudiam-se as manifestações das companhias aéreas Azul e Gol realizadas perante a imprensa e em audiências públicas realizadas na Assembleia Legislativa e no Ministério Público do Estado de Rondônia em que imputaram à Advocacia e aos consumidores rondonienses a culpa pela retirada de voos, sob o inverídico argumento de serem numerosas e infundadas as ações propostas pelos consumidores contra elas, quando comparadas ao restante do país.
O número de demandas existentes em Rondônia decorre do descompromisso dessas empresas com os direitos dos cidadãos. Ponto não investigado a fundo é o fato de que os nossos voos são cancelados com altíssima frequência, o que sugere que as companhias destinam aeronaves para solucionar problemas dos demais Estados, deixando o rondoniense esperando por muitas horas ou dias.
Exemplo recente ocorreu em voo com quase 200 passageiros deixados à míngua em Rio Branco (AC), sem qualquer informação ou o mínimo de cuidado ou proteção.
As companhias aéreas retiraram diversos voos, deixando nosso estado praticamente “ilhado”. Essa conduta é abusiva, ilegal e desrespeita os direitos de locomoção e acessibilidade digna do rondoniense no território nacional.
Para piorar o cenário de caos, as companhias aéreas passaram a praticar preços exorbitantes com piora da quantidade de conexões, o que deixa o rondoniense ainda mais distante dos grandes centros e prejudica a vinda de pessoas ao nosso promissor estado.
Moacyr Pontes Netto [1]
OAB/RO 4.149
Maracélia Lima de Oliveira[2]
OAB/RO 2.549
Gabriel Tomasete[3]
OAB/RO 2.641